quinta-feira, março 11, 2004

Ignorância

Li um post no blog da moonthoughts (é, isso foi um link) e comecei a escrever um comentário. Só que ficou grande demais para um comentário e virou um pequeno post. Como não posso fazer posts nos comments dos outros, resolvi transportá-lo para cá:


Sempre disse que os idiotas são mais felizes. E são mesmo. Quanto menos você sabe das coisas, quanto menos coisa conhece e consegue compreender, quanto menos capacidade de análise, menos problemas se tem. Simplesmente porque os ignorantes são ignorantes porque ignoram. E eles ignoram tudo, até mesmo os problemas que têm, não fazem a mínima idéia que tais problemas existam, até serem informados dos mesmos.

Um exemplo tosco, uma mulher que usa em seu filho uma fralda descartável dessas caseiras, que vaza no segundo xixi e deixa a criança cheia de assaduras, provavelmente ficaria felicíssima ao ver que pode comprar dez pacotes dessas fraldas. Porém, se algum bem (mal) intencionado lhe der de presente um pacote ou uma mísera fralda Pampers extra-ultra-mega-sec, daquelas que a criança fica a quilômetros de distância do próprio xixi por horas, ela vai descobrir que a tal fralda que achava o máximo é, na verdade, uma porcaria, e todas as vezes em que for ao supermercado e notar que não tem dinheiro para comprar nem um pacote da Pampers, mas poderia comprar dez pacotes da outra fralda, jamais sentiria aquela alegria de outrora. Pelo contrário, compraria os pacotes e sairia do supermercado triste, por ter sido tirada de sua alegre ignorância.

Ainda assim fico feliz por não ser ignorante, embora saiba que sou ainda mais feliz por ignorar grande parte das coisas que não me faz falta saber. Porque todos nós somos ignorantes, dependendo do ponto de vista. Só muda o grau. Graças a Deus.